Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
 Leach, 1820
Subfamília: Falconinae
 Leach, 1820
Espécie: F. aesalon

Nome Científico

Falco aesalon
Tunstall, 1771

Nome em Inglês

Eurasian Merlin


Fotos Sons

Esmerilhão-europeu

Usualmente tratado como sendo uma subespécie de esmerilhão (Falco columbarius) mas Fuchs et al. (2015) trata como uma espécie plena (Piacentini et al. 2015).

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) phalkōn (latim = falco) = falcão; e do (grego) aisalōn, aisalōnos (latim = aesalon, aesalonis) = falcão, gavião, uma águia pequena. ⇒ Falcão pequeno.

Características

Mede entre 24 e 32 centímetros de comprimento e pesa entre 125 e 234 gramas (fêmea) e 155 e 300 gramas (macho). Envergadura entre 55 e 69 centímetros.
Falcão pequeno e compacto, lembrando um quiriquiri (Falco spaverius) com as asas curtas e pontudas.
Macho apresenta coloração cinza escuro na porção dorsal com primárias e barra terminal da cauda pretas. Peito estriado, porção ventral é pardacenta, finamente barrada de preto. Apresenta faixa superciliar branca e marca difusa na bochecha (Jiguet & Audevard, 2015).
Fêmea apresenta porção dorsal com coloração marrom escuro, faixa superciliar branca, marca bem definida na bochecha e região auricular marrom. A cauda é barrada de preto (barras com largura iguais).

Alimentação

Caça pequenas aves, insetos, pequenos mamíferos, lagartixas e anfíbios.

Reprodução

Nidifica na Europa e Ásia, ocupa ninhos abandonados de outras aves, às vezes nidificando diretamente no solo em penhascos e paredões rochosos. Coloca de 2 a 4 ovos, com um período de incubação de 28 a 32 dias.

Hábitos

Seu voo é rápido, agitado e caça suas presas rente ao solo (Jiguet & Audevard, 2015).

Distribuição Geográfica

Errante no Brasil, uma fêmea foi capturada a bordo de um navio na costa do estado da Bahia. Este registro antigo é o primeiro e único registro conhecido para a América do Sul. Natural do Velho Mundo, ocorre em toda a Europa e Ásia, com migrações para o norte da África e Ásia subtropical e sul da China.

Referências

Galeria de Fotos